Ativos x Passivos

Você sabe a diferença entre um ativo e um passivo financeiro?

Pois então, a distinção entre ativos e passivos é um ponto essencial para a geração de riqueza. Este é um dos pontos mais importantes, para alcançar a tão sonhada independência financeira.

Aliás, a fórmula para alcançar a liberdade financeira é simples: adquira o maior número de ativos que poderes e o menor número de passivo que conseguires.

Mas, ai surge a questão, o que é um ativo? E o que é um passivo?

Sejamos o mais simples possível:

Ativo é tudo o que vai te gerar lucro. O melhor ativo é aquele que você precisa trabalhar pouco ou quase nada para que ele lhe gere renda.

Passivo é tudo o que te consome dinheiro e não te gera renda alguma.



A distinção é simples, não?

Vamos para um exemplo prático de um passivo e de um ativo:

Você junta uma quantia X em dinheiro e dá uma entrada em um carro de passeio, então para estrear seu carro, resolve dar uma volta pela cidade e mostrar o mesmo para os amigos. E no meio da fascinação de seu novo brinquedo nem se dá por conta que adquiriu um passivo a mais. Vamos começar pelas perguntas básicas: Quanto eu vou ganhar com ele? Em dinheiro, nada, pois é apenas um carro de passeio. Quanto eu vou gastar com ele? A entrada, mais as prestações, seguro, gasolina, manutenção, impostos... Aqui identificamos claramente um passivo, ele não lhe gera receita alguma e ainda por cima lhe consome dinheiro constantemente!!!

Mas se no lugar de comprar o carro você desse entrada em uma casa/apartamento e logo em seguida a alugasse por um valor superior ao da parcela fixada (supondo que foi financiada), você teria um ativo. Pois, sendo o valor do aluguel mais alto do que a parcela que você pagaria, você estaria comprando seu imóvel com o dinheiro do aluguel e ainda lhe sobraria dinheiro. Desta forma, você está ganhando dinheiro sem trabalhar muito para conseguir um bom resultado, pois depois de adquirir o imóvel e aluga-lo você vai ter apenas que administrar seu novo ativo e fazer planos para o dinheiro que você ganhar.

Como eu gosto mais de ativos do que de passivos, vou dar um segundo exemplo de ativo financeiro:

Imagine que você pegou a mesma quantia X que daria de entrada no carro, porém, investiu em uma aplicação segura que te garantisse um rendimento acima da inflação. Desta forma o valor investido passaria a render, talvez até diariamente, aumentando consideravelmente seu patrimônio ou complementando sua renda.

Perceba que ativos e passivos são opostos:
Enquanto os passivos financeiros consomem dinheiro e algumas vezes de forma constante, os ativos financeiros multiplicam o valor investido.

E aqui se encontra um dos segredos da riqueza, cultivar ativos e evitar a aquisição de passivos desnecessários.

Então, a mensagem que deixo neste post é: adquira o maior número de ativos que conseguires. E não pense que ativos são apenas coisas caras. Conheço um rapaz que alugava seus CD's de jogos para vídeo game, ele nem os jogava mais, viu os CD's criando poeira em casa, olhou o preço que a locadora alugava (na minha época existiam locadoras de jogos de vídeo game) os CD's e passou a alugar para os meninos da vizinhança por um preço mais barato. Viu só? É a prova de que criar ativos não requer muito dinheiro e sim inteligência. Quase tudo pode ser um ativo!!! Basta você utilizar sua imaginação.

Agora que já sabe a distinção entre um ativo e um passivo, passe a procurar ativos para adquirir e comece a evitar os passivos desnecessários.


Ter ativos é fazer o dinheiro trabalhar para você.

Instagram: @curiosofinanceiro
Facebook: @curiosofinanceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário