Por onde começar

Você sabe qual o seu custo de vida?

Muitas pessoas não fazem ideia de quanto gastam ao longo do mês, tão pouco sabem onde gastaram. É incrível mas saber com exatidão seus gastos lhe dará um controle maior sobre seu dinheiro, lhe dando a possibilidade de entender de onde seu dinheiro vem e para onde o mesmo está indo.

Você já pensou em utilizar uma planilha de gastos pessoais? Um aplicativo de controle de gastos (isso mesmo, no celular)? Ou quem sabe um simples pedaço de papel a ser anotado com uma caneta?

Pode parecer que tal atitude possa não ter um reflexo significativo na sua vida financeira (e de fato não terá se você não fizer nada após ter ciência de seus gastos), mas a contar do momento em que você passa a ter ciência exata de onde estão seus gastos, você pode tomar decisões mais sábias quanto ao destino de seu dinheiro.

Assim, anote todos seus gastos, quando digo todos é todos mesmos, desde o valor de aluguel até o dinheiro dado para o cuidador de carros na rua. Os aplicativos para celulares assim como as planilhas de controle financeiro possuem já subdivisões de gastos tais como, mercado, contas, transporte, educação, saúde, presentes, etc. Personalize suas subdivisões, se você não paga aluguel, mas talvez possua gastos com veterinário, inclua a categoria de gastos "veterinário" e exclua a categoria "aluguel".

Além dos gastos, também mantenha o controle (na mesma planilha) de seus ganhos, assim você terá noção de quanto lhe sobra ou não ao longo do mês e você poderá ver também qual é o fluxo de retorno que seus investimentos, caso já os tenha, já lhe proporcionam.

Após a adoção de tal forma de controle (sugiro que mantenha tal controle por toda sua vida, com certeza fará diferença), você saberá com exatidão seus gastos desde quanto gastou até onde gastou.

Após o fim de cada mês, talvez até de cada semana, você deve fazer uma análise de sua planilha, nela você verá que possui gastos desnecessários, ou que poderiam ser substituídos por gastos menores. Desta forma, a contar de tal controle você poderá tomar decisões sobre quais são os seus principais gastos e quais são seus gastos desnecessários, podendo então agir ativamente sobre tais informações.

Anotar todos seus gastos e ganhos, além de lhe dar um maior controle sobre sua vida financeira, será o primeiro passo para você elaborar e colocar em ação um plano para a construção de sua riqueza. Talvez uma simples organização dos gastos já implicará em expressiva quantia em dinheiro que irá lhe sobrar ao longo do mês, a qual você poderá usar para iniciar ou ampliar seus investimentos.

A partir de agora anote tudo o que você gastar e ganhar, não vai demorar e depois que você acostumar até vai sentir falta quando não conseguir anotar na hora. Esta é uma das dicas de ouro, que podem te ajudar nesta jornada rumo à liberdade financeira.


Instagram: @curiosofinanceiro
Facebook: @curiosofinanceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário