Antes de entendermos a renda variável é muito importante ter a noção do que é a renda fixa, caso você ainda não saiba o que é, aconselho que leia este artigo e assista o vídeo que tem nele: O que é Renda Fixa?
A renda variável é muito falada em filmes, em grandes histórias de fortunas feitas da noite para o dia na bolsa de valores, pessoas que investiram um pouco de dinheiro e ficaram milionárias em questão de meses...bem, na prática não é bem assim...
Confesso que com na renda variável é possível ficar rico da "noite para o dia" ou ao menos em um período curto de tempo, mas não é igual aos filmes, são casos excepcionais de valorização do investimento feito. Mas na prática manter bons ativos de Renda Variável em sua carteira, pode fazer ela dar um salto nos rendimentos, mas é preciso ter um pouco de paciência, assim como na renda fixa o tempo é um forte aliado da renda variável.
Mas afinal de contas o que é um ativo de Renda Variável?
Se você quiser pode assistir este vídeo ou seguir lendo o artigo:
(ou melhor ainda leia o artigo e assista o vídeo! 😃)
Ativos de renda variável são aqueles investimentos em que não se conhece o que ele vai render (ou se ele vai render) no futuro. Ou seja, o retorno que você pode ter com este tipo de investimento pode ser maior, igual ou até menor do que o valor que você investiu.
Portanto, (não faça merda) CUIDADO!!!
Antes de investir na renda variável, tenha certeza que conhece o investimento que você está fazendo, não vá investir só porque um amigo disse que ouviu alguém falar que é bom. Lembre-se é seu dinheiro que está sendo aplicado!
Estes ativos, apesar de poder gerar boas fortunas, não são indicados para pessoas que não tem tolerância ao risco e à perdas, pois é natural o valor dos seus ativos oscilarem, e pessoas sem aceitação ao risco podem vender tudo antes da hora e por conta disso perderem dinheiro. Portanto é importante antes de investir na renda variável ter um certo conhecimento de mercado (e as vezes nervos de aço).
Alguns exemplos de investimentos em renda variável são:
- Ações;
- Fundos de Índices;
- Fundo de Investimento Imobiliário;
Tá, mas agora, falando bemmmm sério, estes investimentos apesar de sua grande oscilação e do risco inerente, não são tão arriscados quando se toma boas decisões e podem contribuir (e muito) no seu processo de enriquecimento.
Quando se investe em ativos de renda variável, se busca um rendimento superior à renda fixa, o que nem sempre é possível. Por isso é importante lembrar que existem riscos neste tipo de investimento, mas quando bem realizados são capazes de engordar de forma mais rápida sua carteira de investimentos.
Acompanhe o Curioso Financeiro nas redes sociais:
YouTube: Curioso Financeiro
Instagram: @curiosofinanceiro
Twitter: @CuriosoFinance1
Nenhum comentário:
Postar um comentário